Uma resenha do livro "Ainda que seja tarde", de Anna Liz,na Revista Desvario, por Tainá Carvalho.
Para celebrar a importância do "Nordeste" na literatura brasileira, o Selo Off Flip lançou chamada para a publicação da antologia NORDESTES, reunindo autores e autoras nascidos e residentes na região.
Foram 453 textos nos gêneros (conto, crônica, poesia), que foram selecionados por uma curadoria indicada pela editora. A seleção final foi conduzida pelo escritor e jornalista pernambucano Homero Fonseca, autor do romance Roliúde (Record), entre outros titulos.
Dentre os selecionados, temos o primeiríssimo lugar em poesia para Luiza Cantanhêde, escritora de Santa Inês - MA e temos o Destaque em poesia para Anna Liz, escritora de Santa Luzia - MA. Além do destaque em poesia, Anna Liz foi selecionada nas três categorias (conto, crônica e poesia).
A literatura do Vale do Pindaré está bem representada no Selo Off Flip Nordestes, uma vez que os autores da localidade, Paulo Rodrigues, Carlos Vinhorth, Evilásio Jr e Luís Henrique Sousa também foram selecionados para a antologia, demonstrando a força e a representatividade da literatura produzida nessa localidade do Estado do Maranhão.
Nesta entrevista, conduzida pela escritora Anna Liz Ribeiro e publicada, originalmente, na página da Academia Imperatrizense de Letras no Jornal O Progresso, a poeta Luiza Cantanhêde rememora a infância, as influências literárias, o percurso de formação como escritora e relata as dificuldades para publicar e disseminar sua obra, num país marcado por dificuldades editoriais e sociais, como o racismo estrutural. Um diálogo cheio de beleza, testemunho e sensibilidade. Vale a leitura!
Com a presença das poetas maranhenses Luiza Cantanhêde e Anna Liz, o programa Encontro com Escritores comemorou nesta quarta-feira (24) conversas com um total de 11 convidados, ao longo de quatro anos de atividades. Durante esse tempo o programa recebeu, remota ou presencialmente, poetas, ficcionistas e pesquisadores, que vem dando uma visão panorâmica do atual momento literário em nosso estado.
Os avanços tecnológicos trazem novas e múltiplas possibilidades de leitura importantes na construção do perfil do(a) leitor(a) da atualidade. Além disso, o ciberespaço constitui um lugar relevante para a interação social. Diante disso, este artigo visa fazer uma análise discursiva/textual, priorizando a forma composicional, o conteúdo temático e o estilo do gênero digital instapoesia, voltado para a temática do empoderamento feminino. Para tanto, partiremos das produções da autora negra brasileira Ryane Leão, cuja poesia trata dessa temática, sobretudo da mulher negra. Paralelamente, abordaremos a importância do uso desse gênero discursivo/textual em sala de aula, como forma de manter o hábito de leitura literária vivo entre nossos alunos. Este estudo ampara-se na pesquisa bibliográfica e em materiais de referência, como a BNCC (2017) e de autores(as) como: Bakhtin (1997, 2003, 2010, Marcuschi (2008), Costa-Hübes e Esteves (2015, 2017), Rojo (2012), Assink (2019), Ribeiro (2021), Witzel e Texeira (2022), além do perfil @ondejazzmeucoracao, da poeta Ryane Leão, no Instagram, entre outros.
Palavras-chave: Ensino; Gêneros digitais; Instapoesia; Feminismo; Formação de leitor.
Entrevista com a poeta, escritora Anna Liz no Jornal Região Tocantina
EntrevistasEscritor Paulo Rodrigues entrevista para o Facetubes, a poeta Anna Liz"É preciso incidir e rasurar a língua(gem), no sentido de levar na escrita, a esperança, a urgência, a necessidade, a voz dos que precisam. Parafraseando Conceição Evaristo, quem escreve deve comprometer a sua escrita com a vida e vice-versa". (Anna Liz).
Alguns poemas de Anna Liz, que estão publicados na antologia Púcaro IV, da Academia Itapecuruense de Letras, organizada por Jucey Santana e João Carlos Pimentel Cantanhêde.
Crônica "O espelho e a face" de Anna Liz publicada da Revista LiteraLivre, nº 41, página 17.
Na página da TAUP, com três crônicas.
Três crônicas de Anna Liz na Revista Ruído Manisfesto. Crônicas premiadas pela UBE/RJ
Três crônicas da escritora Anna Liz na Revista Ruído Manifesto
Este trabalho é uma resenha literária do livro Sob(re) a pena escondida, da professora e poeta Anna Liz, de Santa Luzia do Maranhão. A citada obra é o quarto livro da autora, publicado pela Penalux, Guaratinguetá-SP, em 2018.